top of page

A importância da assessoria jurídica para recuperação de créditos

  • Giovane Gualberto de Almeida
  • 22 de fev. de 2018
  • 2 min de leitura

A importância da assessoria jurídica para recuperação de créditos


Necessário esclarecer inicialmente que a prestação de serviços de assessoria jurídica, é atividade privativa de advogado, conforme preceitua o art. 1º, II, da Lei 8.906/94, podendo esta ser prestada à Pessoa Jurídica ou Física, de forma habitual ou continua.

Muitas das vezes a contratação dos serviços prestados pelo Advogado, somente é feita no último momento, ou seja, quando já não há mais “solução” para a situação, e a parte não vê outra situação senão contratar um advogado para buscar o seu direito.


Entretanto o que se pretende trabalhar neste artigo é que os serviços jurídicos devem ser realizados de forma preventiva e nos casos de recuperação de créditos de forma imediata ao inadimplemento, seja na cobrança administrativa ou ainda na esfera judicial, aumentando assim o êxito e garantindo uma melhor satisfação do credor.


Contratar um escritório de advocacia que atua no ramo de recuperação de crédito pode ser a reconquista de valores, que estavam contabilizados no caixa da empresa como irrecuperável. Em tempos de crise, buscar que os antigos clientes, saldem seus débitos e com isso voltem a terem o crédito novamente na praça é de grande valia para o momento em que vivemos.


Cobrar o cliente que não adimpliu com o compromisso assumido é uma tarefa árdua, mas que analisada pela ótica do campo comercial, pode ser vista como uma segunda venda, demonstrando ao seu cliente que ele tem bons motivos para se tornar adimplente e que estará fazendo um bom negócio, mantendo assim a relação contratual.


Destaca-se a importância da contratação do serviço de assessoria jurídica, em um tempo razoável após a inadimplência, tornando assim a cobrança ou execução do débito, mais proveitosa, ante a possível dificuldade em encontrar o devedor.


Nesse ponto é que se destaca ainda os serviços prestados por uma assessoria jurídica especializada, que, pode atuar lado a lado com o credor, para tão logo esgote as tentativas administrativas de recebimento do crédito, também possa dar início a demanda judicial visando a recuperação deste.


No entanto, vale frisar que toda medida de cobrança deve ser cautelosa e tomada uma especial atenção, para que o devedor não seja exposto a qualquer tipo de constrangimento.


Resta assim, claro os motivos nos quais toda empresa deve buscar ter uma assessoria jurídica especializada em recuperação de crédito, visando a propositura de demandas judiciais ou medidas administrativas, com fito de obter a maior reversão de valores que estão contabilizados como inadimplentes nos caixas das empresas.


Ademais, não restam dúvidas dos benefícios que a cobrança, seja ela administrativa ou judicial, traz inúmeros benefícios ao credor quando feita por uma assessoria jurídica especializada, pois está além de auxiliar no mais célere recebimento dos valores que se encontram em aberto, também atuará com a cautela necessária, evitando possíveis excessos na cobrança que porventura podem ensejar problemas, bem como trará uma maior segurança jurídica em cada um dos acordos entabulados.


Giovane Gualberto de Almeida é advogado, sócio do escritório Coelho e Almeida – Advogados Associados e especializando em Direito Civil Contemporâneo, pela Universidade Federal do Estado de Mato Grosso.



Comentários


© 2023 by Coelho e Almeida Advogados.

  • Facebook Social Icon
bottom of page